Bem vindos!

Este é o meu blog. Aqui você encontrará várias informações úteis.
É o lugar certo para que você diga o que necessita para sua comunidade, obtenha informações sobre estágios e empregos, possa acessar o conteúdo e síntese de algumas palestras.
Como meu objetivo é trabalharmos com temas sobre responsabilidade social e educação, meus projetos estão relacionados com a criação de oportunidades para pessoas, descobrirem seu potencial e desenvolverem suas competências.

Envie seu e-mail, com reclamações e sugestões sobre problemas da sua comunidade, para jacomassi@jacomassi.com



Professor Jacomassi
_______________________________________________




A matemática da eleição na Câmara

O quociente eleitoral torna a conta para a eleição de um vereador muito mais complexa que a simples soma dos votos. Ser um campeão de votos não significa, necessariamente, que um candidato a vereador será eleito. Da mesma maneira, estar fora da lista dos mais votados não é motivo para um concorrente a Câmara Municipal perder as esperanças de conquistar uma das cadeiras da Casa legislativa. Tudo isso porque quando se trata de eleição proporcional entra em cena um jogo de soma e divisão essencial para determinar quem serão os eleitos. O cálculo que indica o número de votos necessários para conseguir uma cadeira na Câmara é chamado de quociente eleitoral. Já a conta que determina quantas vagas cada partido conquistou é o quociente partidário. No primeiro caso, o item principal é o número de votos válidos. Para o segundo cálculo, é essencial saber quantas pessoas votaram nos candidatos do partido ou da coligação. Quanto mais votos a legenda tem, a mais cadeiras na Câmara ela terá direito. A votação individual só tem importância direta para o candidato na hora de determinar quem do partido assumirá as vagas que o grupo obteve. "Por mais que o eleitor escolha um nome para votar, ele está sempre votando no partido ou na legenda", explica o professor de Ciências Políticas e Direito Constitucional do Centro Universitário Curitiba Carlos Luiz Strapazzon.[...] http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=805802&tit=A-matematica-da-eleicao-na-Camara

0 comentários: